Projetos

A postura metodológica da A.B.E.

Metodologia Casa da Criança

A postura metodológica da A.B.E. – Casa da Criança, é baseada no processo conjunto de construção do conhecimento. Sempre buscando o estímulo à participação ativa e à responsabilidade das crianças/adolescentes envolvidos nas atividades.

Criar espaços de diálogo sobre temáticas emergentes das necessidades bio-psico-sócio-cultural e política, estimulando o intercâmbio de ideias e a participação comprometida em ações transformadoras

Possibilitando um espaço de aprendizado do processo socioassistencial e  educativo em que a reflexão conjunta e compartilhada permita aos vários atores sociais – em situação de risco pessoal e social, sejam eles as crianças, os adolescentes ou suas famílias – a busca de autonomia, garantindo-lhes o acesso à cidadania, a consciência de pertencimento de grupo e da melhoria da qualidade de vida.

SCFV

O S.C.F.V. – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para a faixa etária de 3 à 15 anos, tem por objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades desse grupo.

As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

O S.C.F.V. tem por objetivo possibilitar a troca de experiências e principalmente oportunizar a convivência em grupos, pois     através     desse contato se solidificam vínculos essenciais ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Oferecemos além da Convivência, Oficinas que procuram despertar o sentimento de pertença, a construção da Identidade e afirmação da Individualidade, utilizando o lúdico como forma de aprendizado.

Educação Infantil

Na Educação Infantil atende a faixa etária de 0 a 5 anos, busca-se cuidar e educar visando o desenvolvimento cognitivo, lógico, social, afetivo e nutricional da criança, entendendo-a como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento

Entendendo sempre que a Pedagogia Social em nossa Instituição, é baseada nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada um, e na adequação ou não das suas atitudes, tornando as atividades um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor. Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os Educadores transforma-se em relações de aprendizado

Acolhimento Criança e Adolescentes

O Serviço de Acolhimento Institucional atua na Proteção Social Especial – Alta Complexidade e possui capacidade para atender 30 crianças e adolescentes de 0 à 17 anos e 11 meses que encontram-se com os direitos violados em detrimento de violência física, psicológica, negligência, abandono, maus tratos, abuso sexual e são encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude. 

Com o trabalho junto à rede intersetorial do município e setor técnico judiciário, bem como parceria com empresas e voluntários, o projeto tem como objetivo oferecer proteção integral, afeto, cuidado, construção de projeto de vida e uma vivência em ambiente acolhedor que possa contribuir para construção de valores e novas perspectivas de futuro. 

Desbravar reflexões em torno do Sentido, ressignifica histórias e elucida competências em torno do Acolher como aspecto literal diante do trabalhado desenvolvido.

Acreditamos que o Cuidar, embeleza o caminho quando fecundamos, neste trabalho, a Arte como instrumento de florescimento e resiliência, sendo a oferta desse legado, agente precursor para o Sentido do fluxo do Amor para tornar livre a busca pela oferta do Amar e Servir

Acolhimento para Família

Caracteriza-se como um benefício assistencial temporário, destinado a atender necessidades advindas da remoção de famílias domiciliadas em áreas de risco ou desabrigada em razão de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. Tem como objetivo dar suporte aos cidadãos e suas famílias em momentos de fragilidade advindos da vulnerabilidade temporária pela falta de moradia.

O trabalho é desenvolvido por profissionais técnicos na área da Assistência Social, objetivando o empoderamento famíliar através de ações que promovam a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, restauração da integridade e a autonomia das famílias.

Espaço da Família

A Casa da Criança possui um espaço físico planejado para atendimento do público familiar, é um espaço onde os membros das famílias atendidas, tem a oportunidade de realizar capacitações para possível ampliação ou geração de renda. Este, denominado “Espaço da Família”.

Nesta perspectiva buscamos através da capacitação, trabalhos em grupos apresentar aos usuários a alternativa de ampliação econômica, valorização da auto estima, empoderamento das mulheres e sentimento de pertencimento.

Gerenciamentos das EMEIS

Gerenciamento das Escolas em parceria com o Poder Público, especificamente com a Secretaria de Educação.

Atualmente a Casa da Criança está gerenciando 6 EMEIs. São elas:

EMEI Aurea Nadir Martinelli

EMEI Profª Rita de Cássia Toledo Mello Salvino Alves”

EMEI Eufrásia Garcia de Souza

EMEI Maria de Lourdes Garcia

EMEI Mainá

EMEI Clotilde Teixeira Cullen

Tem como objetivo potencializar a qualidade na execução dos serviços de educação; Qualificar o atendimento educacional nas imediações aos alunos na faixa etária de 0 a 5 anos; Implantar um modelo de gerência voltado para economicidade com resultados de excelência na educação; Busca de eficiência, eficácia, efetividade e agilidade na logística que envolve a dinâmica da Escola.

Gerenciamento do Programa Criança Feliz

Gerenciamento do programa em parceria com o Poder Público, especificamente com a Secretaria de Promoção Social.

O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal instituída por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e consolidada pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos.

Gerenciamento do Programa SCFV para Idosos

Gerenciamento do programa em parceria com o Poder Público, especificamente com a Secretaria de Promoção Social.

Esse Programa tem como objetivo contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo

Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;

Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;

Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

Parceria com o CMDCA

A Casa da Criança foi contemplada com 2 Projetos no CMDCA – Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente.

PEC

O projeto denominado PEC – Projeto Esporte Cidadão é financiado pelo Fundo da Criança e Adolescente – através do CMDCA,  tem como objetivo  levar o esporte aos bairros periféricos do município, a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino.

Projeto Rompendo Barreiras e Ressignificando vidas

é financiado pelo Fundo da Criança e Adolescente – através do CMDCA e tem como objetivo oferecer suporte junto a uma equipe multiprofissionais de Saúde, composta por médicos e profissionais: Neuropediatra e Psiquiatra, Neropsicopedagogas, Fonoaudiólogo, Psicóloga, Educador Físico e Assistente Social. Essa equipe irá realizar avaliação e atendimento de criança e adolescentes que possuem algum tipo de transtorno mental e ou ADNPM atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, TEA – Transtorno de Espectro Autista, TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, entre outros, como meio de trabalhar as potencialidades das crianças e adolescentes atendidos pela Casa da Criança.

Faculdade Uninter

A Casa da Crianças dispõe de um Polo de Apoio Presencial, da Uninter, Ensino a Distância.

A marca Uninter orienta a visão de obter reconhecimento e excelência em estudo, desenvolvimento científico, trabalho e investimento em níveis internacionais. Porém, antes de tudo isso, o Grupo Uninter preza pela integridade em todos os níveis de sua estrutura.

A Uninter foi considerada pelo MEC a única Faculdade a Distância com nota 5